00:00:00

O laboratório disponibiliza serviços de recolhimento de materiais destinados a realização dos exames laboratoriais, não só em Campo Grande (recepção, consultórios médicos, clínicas e hospitais) mas também em Corumbá/MS, região atendida pelo Laboratório Diagnose Cunha.

INSTRUÇÕES PARA COLETA E FIXAÇÃO DE MATERIAIS

 

INSTRUÇÕES PARA COLETA E FIXAÇÃO DE MATERIAIS:
DSC00088PAAF (Punção Biopsia Aspirativa com Agulha Fina): A obtenção de esfregaços satisfatórios está relacionada ao uso de agulhas finas (calibres 7,23 ou 7,24 gauge). Por este método podemos obter material de avaliação de mama, tireóide, linfonodos, parótida, fígado, pulmão, rins, alguns tumores de pele e subcultâneo. As lâminas devem ser colocadas imediatamente em álcool e, em casos necessários, deixar uma lâmina secar ao ar. Raspados em geral e escovados. Preparar esfregaços finos (no mínimo dois), colocando imediatamente em álcool e deixar sempre uma lâmina secar ao ar (para coloração especial). Escarro: Deve ser colhido em álcool a 50% que deve representar de 20 a 30% do volume do frasco. Em caso deste material ser enviado no mesmo dia, não há necessidade do fixador (álcool 50%).Líquidos (ascitico, derrame pleural, lavado brônquico, urina, etc):

O ideal é que sejam enviados ao laboratório imediatamente após a coleta e sem fixador. Havendo impedimento e demora em seu envio, deve-se deixá-lo em geladeira ou colocá-lo em um frasco contendo álcool (partes iguais do líquido e de álcool a 50%). Deve ser enviado ao laboratório imediatamente após a coleta e sem líquido fixador. Pode ser conservado em geladeira por pouco tempo.

Colo do útero

O exame preventivo do câncer de colo uterino, conhecido como Papanicolaou, é um exame relativamente simples e que muito contribui para a saúde da mulher. Sabidamente este exame detecta lesões pré-neoplásicas e cancerígenas do colo uterino em estágios iniciais possibilitando tratamento e cura da paciente. Como o câncer do colo uterino surge principalmente na junção ecto-endocervical torna-se necessário que a amostra contenha representação desta região do colo uterino. Para obtenção do material da ecto-endocérvice utiliza-se frequentemente a espátula de Ayre, girando-a ao redor do orifício externo (volta completa de 360º graus) e, também a escovinha. O esfregaço realizado sobre a lâmina deve ser "fino" e colocado imediatamente no álcool absoluto ou recoberto com a solução alcoólica de Carboreaux (Polietileno - Glicol).

 

Arquivos em PDF (clique para fazer download):

INSTRUÇÕES SOBRE COLETA E IDENTIFICAÇÃO - DIAGNOSE CUNHA

 

INFORMAÇÕES SOBRE GESTÃO DE RISCOS - DIAGNOSE CUNHA